JAXA e Ricoh desenvolvem conjuntamente uma câmera esférica compacta para uso no espaço exterior.

JAXA e Ricoh desenvolvem conjuntamente uma câmera esférica compacta para uso no espaço exterior.

A Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA), em português Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, e a Ricoh Company, Ltd. (Ricoh), anunciou hoje que desenvolveram conjuntamente uma câmera esférica que possa ser usada no espaço exterior (fora da nave espacial) para capturar imagens esféricas em 360 graus em um único disparo.

TOKYO - agosto 28 de 2019 A Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA), em português Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, e a Ricoh Company, Ltd. (Ricoh), anunciou hoje que desenvolveram conjuntamente uma câmera esférica que possa ser usada no espaço exterior (fora da nave espacial) para capturar imagens esféricas em 360 graus em um único disparo.

Esta câmera será usada como para monitorar a operação do cardan biaxial do SOLISS (Small Optical Link for International Space Station, em português Pequeno Link Ótico para a Estação Espacial Internacional)*1. Ela será levada a bordo do H-II Transfer Vehicle (HTV8) “KOUNOTORI-8”, em português Veículo de Transferência, o transportador de carga para a estação espacial internacional (ISS), com lançamento programado para 11 de setembro de 2019. Ela vai tirar fotos e vídeos esféricos das instalações expostas do "Kibo", Japanese Experiment Module (JEM), em português módulo experimental japonês, e enviá-las para estações terrestres. Esta câmera foi desenvolvida a partir de um produto de consumo e é a menor câmera em 360 graus do mundo que pode ser usada no espaço sideral. Além disso, é a primeira vez que esta câmera de 360 graus com base em um produto de consumo de empresa japonesa terá imagens esféricas do espaço sideral.

A JAXA e a Ricoh desenvolveram esta câmera em conjunto, através de um Memorandum of Understanding (MOU), em português memorando de entendimento de cooperação mútua, assinado em 2018. A câmera foi baseada na câmera esférica compacta RICOH THETA*2, e a JAXA modificou esta câmera para uso no espaço, para resistir ao calor e à radiação. Dado o tamanho compacto e peso leve desta câmera, e também pelo fato de que a câmera pode tirar imagens esféricas em 360 graus em um único disparo, ela é útil para obter grande quantidade de informações visuais no espaço sideral.

A JAXA pretende expandir o uso desta tecnologia para usá-la como câmera de monitoramento instalada no lado de fora de uma espaçonave. A Ricoh, por sua vez, expandirá para maior variedade de setores o uso de suas câmeras 360 graus e serviços relacionados. E contribuirá também para o desenvolvimento da ciência e da sociedade, incluindo o desenvolvimento espacial, através de Pesquisa e desenvolvimento tecnológicos.

RICOH Smart Suite

RICOH Smart Suite

Solução de serviços gerenciados com base na nuvem

Saiba Mais