Dia Internacional da Terra: Como colocar o meio ambiente no DNA de uma empresa

Em março de 2021, a Ricoh anunciou um aumento em sua meta de energia renovável para o ano fiscal de 2030 de 30% para 50%.

Weston, 22 de abril de 2022 – Hoje, quando se comemora o Dia Internacional da Terra, nós da Ricoh América Latina reforçamos o compromisso de criar uma sociedade que viva em equilíbrio com o meio ambiente. Fazemos isso por meio de programas sólidos de responsabilidade social corporativa e práticas comerciais sustentáveis que se enquadram nos 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU. A empresa atualmente se concentra em 12 deles e os integra em planos e atividades comerciais.

A Ricoh Company, Ltd. tem sido pioneira neste campo, conhecida pela divulgação ativa de informações e por uma política que remonta à sua Declaração de Gestão Ambiental, de 1998. Desde então, as impressoras devolvidas pelos clientes são desmontadas em componentes, limpas e colocadas de volta no mercado como equipamentos recondicionados, caso ainda tenham vida útil. Caso contrário, os componentes são descartados de maneira apropriada, reciclando-os ou reutilizando-os.

A empresa estabeleceu metas elevadas em seus esforços para combater a mudança climática. Em 2017, por exemplo, tornou-se a primeira empresa japonesa a aderir à aliança corporativa internacional RE100, um grupo de empresas comprometidas em utilizar 100% de suas operações com energia renovável. Em março de 2021, a empresa anunciou um aumento em sua meta para o uso de energia renovável até o ano fiscal de 2030 de 30% para 50% em todas as suas principais localidades. Suas operações também introduzirão seu próprio sistema abrangente de avaliação de eletricidade renovável para melhorar a tarifa e garantir a qualidade da eletricidade. Em 2020, a Ricoh anunciou uma meta para alcançar uma redução de 41% nas emissões diretas de gases de efeito estufa (GHG) na América Latina.

A empresa também auxilia os clientes com seus próprios projetos. Isto é feito com a ajuda de mais de 400 funcionários chamados "SDG Key Person" (profissionais de referência em ODS, na sigla em inglês). Estes funcionários compartilham conhecimentos e experiência interna com outras empresas, acelerando iniciativas que reduzem o uso de energia. Além disso, em março de 2021, a empresa realizou uma "pesquisa de declaração de conexão" perguntando ao pessoal como seu trabalho se relaciona com os ODSs. Um projetista, por exemplo, poderia contribuir para a descarbonização através de projetos que reduzem o consumo de energia. Yoshinori Yamashita, que surgiu com a ideia, acredita que é importante que os funcionários possam falar com orgulho sobre seu trabalho quando estão em casa com suas famílias e pensar nos ODSs como compromissos pessoais.

Em um artigo recente publicado na Nikkei Business Publications, Inc., Yoshinori Yamashita, Presidente e CEO da Ricoh Company explicou: "Seguimos a filosofia de fundação do ‘espírito de três amores’: amar o próximo, amar seu país e amar seu trabalho. Hoje, ‘país’ pode ser interpretado como comunidade, sociedade e até mesmo a Terra inteira. Sempre que encontro um colega de trabalho, pergunto: ‘Você está contribuindo para o mundo? Você está feliz?’. Em preparação ao nosso centenário em 2036, formulamos nossa visão corporativa: ‘Realização por meio do trabalho’. Temos contribuído para a produtividade por meio do avanço da tecnologia ao longo dos anos, e agora vamos apoiar o trabalho criativo dos clientes para que eles possam alcançar a autorrealização”.

Para a Ricoh, é crucial que a consciência dos ODSs esteja cada vez mais integrada no trabalho diário, e isto faz parte do objetivo de nossa empresa de "obter realização por meio do trabalho". Com esta estratégia, a empresa pretende que funcionários, fornecedores e clientes continuem a se adaptar e evoluir para alcançar as metas de bem-estar da sociedade por meio da conservação ambiental.