A Braskem reconhece a Ricoh entre seus fornecedores com melhores práticas em ESG

Petroquímica com sede no Brasil, presente nos EUA, Mexico e Alemanha e conhecida como pioneira do plástico produzido a partir de vegetais, destaca a Ricoh na categoria Meio Ambiente. Foram premiadas 24 empresas, de um total de 5.000 fornecedores de todo o mundo.

São Paulo, Brasil, 07 de junho de 2022 – A Ricoh foi uma das empresas vencedoras do Prêmio Braskem Supplier Sustainability Recognition (Reconhecimento da Sustentabilidade do Fornecedor Braskem), promovido pela petroquímica global com sede no Brasil. A Braskem é a maior petroquímica das Américas e uma das maiores do mundo, com 40 unidades fabris, sendo cinco nos Estados Unidos, quatro no México e duas na Alemanha -- e se notabilizou por ser pioneira no polietileno (matéria-prima para a produção de plástico) “verde”, produzido a partir da cana-de-açúcar.

A Braskem tem 5.000 fornecedores em todo o mundo e, entre eles, foram selecionados 200 finalistas, candidatos a vencer em cinco categorias: Socioambiental, Direitos Humanos e Trabalhistas, Meio Ambiente, Ética e Compras Sustentáveis. Foram 24 as empresas premiadas, entre elas a Ricoh, reconhecida na categoria Meio Ambiente. A Ricoh presta serviços de outsourcing de infraestrutura de TI para a Braskem.

"Entendemos que esse prêmio é uma maneira de incentivar as empresas que operam na nossa cadeia de valor a também estarem alinhados às boas práticas ESG. Queremos potencializar a ação coletiva do nosso setor em prol de uma atuação ética e responsável", afirma Alberto Bustani, Gerente Global de Planejamento e Processos de Suprimentos da Braskem.

“Estamos muitos felizes porque esse prêmio chancela as boas práticas que implantamos e faz parte da nossa visão de futuro. Estamos no caminho certo com uma ambiciosa política ambiental e de combate às mudanças climáticas. Em 2020, a Ricoh anunciou uma meta para alcançar uma redução de 41% nas emissões diretas de gases de efeito estufa (GHG) na América Latina”, diz Giancarlo Ghirotti, CEO da Ricoh no Brasil.

Os vencedores do prêmio de sustentabilidade da Braskem foram escolhidos por duas instituições globais especializadas, a Ecovadis e o Carbon Disclousure Project (CDP). A Ecovadis é uma empresa fornecedora mundial de classificações de sustentabilidade empresarial, com escritórios em Nova York, Tóquio, Paris, Londres e em sete outros países, estando presente nos cinco continentes. Já o CDP é uma organização sem fins lucrativos que opera o sistema global de divulgação para que investidores, empresas, cidades, estados e regiões gerenciem seus impactos ambientais, em especial quanto aos seus impactos nas questões relacionadas a clima e água. Entre sedes regionais e representantes locais, o CDP está presente em 50 países (sendo em 12 com escritórios próprios), em todos os continentes.

Ricoh, pioneira no campo ambiental

A Ricoh Company, Ltd. tem sido pioneira no campo da defesa ambiental. A empresa é conhecida pela divulgação ativa de informações e por uma política que remonta à sua Declaração de Gestão Ambiental, de 1998. Desde então, as impressoras devolvidas pelos clientes são desmontadas em componentes, limpas e colocadas de volta no mercado como equipamentos recondicionados, caso ainda tenham vida útil. Caso contrário, os componentes são descartados de maneira apropriada, reciclando-os ou reutilizando-os.

A empresa estabeleceu metas elevadas em seus esforços para combater a mudança climática. Em 2017, por exemplo, tornou-se a primeira empresa japonesa a aderir à aliança corporativa internacional RE100, um grupo de empresas comprometidas em utilizar 100% de suas operações com energia renovável. Em março de 2021, a empresa anunciou um aumento em sua meta para o uso de energia renovável até o ano fiscal de 2030 de 30% para 50% em todas as suas principais localidades. Suas operações também introduzirão seu próprio sistema abrangente de avaliação de eletricidade renovável para melhorar a tarifa e garantir a qualidade da eletricidade.