Ricoh América Latina e Peritos Cognitivos

Ricoh América Latina e Cognitive Experts juntam-se para levar a Inteligência Artificial às Uniões de Crédito

Actualmente, existem milhares de Sociedades Cooperativas de Poupança e Crédito (SOCAP) na América Latina que contribuem para o avanço da inclusão financeira nos países. O seu principal objectivo é acompanhar os seus membros no desenvolvimento das suas ideias comerciais, fornecendo-lhes o apoio financeiro de que necessitam, ajustado às suas capacidades de pagamento. No entanto, a pontuação de crédito nem sempre é acompanhada de dados actualizados e precisos, porque actualmente este processo de pré-aprovação leva horas ou mesmo dias a ser concluído, tal como é feito manualmente.

Weston, 8 de Agosto de 2022 - Actualmente, existem milhares de Sociedades Cooperativas de Poupança e Crédito (SOCAPs) na América Latina que contribuem para o avanço da inclusão financeira nos países. O seu principal objectivo é acompanhar os seus membros no desenvolvimento das suas ideias comerciais, fornecendo-lhes o apoio financeiro de que necessitam, ajustado às suas capacidades de pagamento. No entanto, a qualificação do seu histórico de crédito nem sempre é acompanhada de dados actualizados e precisos, porque actualmente este processo de pré-autorização do crédito leva horas, e mesmo dias, a ser concluído tal como é feito manualmente.

Consciente deste desafio, a Ricoh América Latina junta forças com a Cognitive Experts, uma empresa multinacional especializada no desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial (IA), a fim de fornecer às Uniões de Crédito a tecnologia mais avançada de IA para racionalizar o processo de pré-autorização de crédito e poupar tempo de dias a minutos, reduzindo o risco de liquidez para manter uma carteira saudável e actualizada de membros.
A tecnologia de IA da Cognitive Experts está incluída na solução Ricoh Quick Approval, uma plataforma de automação que se baseia num modelo Solution-as-a-Service (SaaS), que recolhe informação de forma automatizada e pontua o requerente de crédito com base no seu histórico de crédito com dados em tempo real. Agora, os analistas de risco já não têm de procurar através de horas de documentos físicos para tirar conclusões sobre a capacidade e intenção dos seus parceiros de reembolsar empréstimos.
A aprovação rápida da Ricoh leva apenas alguns minutos a pré-aprovar pedidos de crédito. Após a análise da IA, a plataforma envia uma resposta automática ao requerente com a aprovação e fornece ao analista a informação actualizada para inclusão na base de parceiros. Neste momento, o consultor empresarial pode contactar o parceiro para formalização, melhorando assim também a experiência do parceiro.
Isto significa que, em vez de fazer grandes investimentos em hardware e software, a entidade paga pela sua utilização, reduzindo o seu Capex e transferindo o investimento para a Opex (pay-per-use) para alcançar uma maior rentabilidade.

A plataforma permite uma resposta ágil e imediata, 24/7 e através de múltiplos canais, e mantém a base actual de parceiros reais e fiáveis para mitigar o risco de liquidez. Também fornece ferramentas analíticas para maximizar a gestão do analista de risco e ajudar a poupar tempo, ao mesmo tempo que garante o cumprimento das normas nacionais de segurança de dados e de confidencialidade dos dados dos parceiros.

A Ricoh Quick Approval faz parte de todo o ecossistema de soluções e serviços concebidos pela Ricoh exclusivamente para o sector das Cooperativas de Crédito.