Relatório Integrado do Grupo Ricoh 2021

Relatório Integrado do Grupo Ricoh 2021 selecionado como "Excelente Relatório Integrado"

Tóquio, 14 de fevereiro de 2022 – O Relatório Integrado 2021 do Grupo Ricoh recebeu uma alta avaliação dos gestores de ativos externos responsáveis pelo investimento em ações domésticas no Fundo de Investimento de Pensão do Governo do Japão (GPIF). Entre todas as empresas nomeadas com um "excelente relatório integrado", a Ricoh recebeu o maior número de votos de cinco gestores de ativos.

O Governo do Japão (Fundo de Investimento de Pensão do Governo) GPIF pediu aos seus gestores de ativos externos responsáveis pelo investimento em ações domésticas que propusessem "relatórios integrados excelentes e aprimorados". Este ano, o GPIF pediu aos gestores de ativos externos que nomeassem até 10 empresas cada, e o resultado do inquérito foi compilado em duas listas compostas por 77 (77 no inquérito anterior) e 100 (94 no inquérito anterior) empresas selecionadas por terem criado relatórios integrados excelentes e melhorados. Do total de empresas indicadas, apenas seis foram selecionadas por quatro ou mais gestores externos por seu excelente relatório integrado.A Ricoh foi selecionada como um "excelente relatório integrado" por quatro anos consecutivos e, este ano, também como um "relatório integrado aprimorado".

Os seguintes comentários são de gestores de ativos que avaliaram altamente o relatório da Ricoh:

• Com os princípios fundadores de O Espírito dos Três Amores, "Ama o teu próximo, ama o teu país, ama o teu trabalho", como ponto de partida, o relatório descreve consistentemente a visão e o caminho concreto da Ricoh como uma empresa de serviços digitais, não apenas para melhorar a produtividade e a eficiência dos seus clientes, mas também para apoiar o seu trabalho criativo. O relatório também é abrangente em informações quantitativas, tornando-o persuasivo.
  • O relatório fornece uma descrição concreta e detalhada do que a empresa pretende em seu plano de gestão de médio prazo. Quando lido em conjunto com o relatório TCFD (Task Force on Climate-related Financial Disclosures), ele permite que os leitores entendam a história e a análise detalhada das iniciativas de sustentabilidade da empresa e seu profundo impacto nela.
  • A história de crescimento da empresa é descrita de forma muito simples e clara. Além disso, a postura proativa da empresa em relação à divulgação é evidente em todo o relatório, como sua extensa divulgação sobre as mudanças climáticas.
  • O processo de criação de valor para se tornar uma empresa de serviços digitais, identificando materialidade e KPIs são claros e fáceis de seguir. A informação quantitativa é abundante e fácil de entender, como a divulgação de oportunidades reais em relação às mudanças climáticas.
  • Explicar as estratégias de negócios ligadas a questões ESG (Environmental, Social and Governance) facilita a compreensão do processo de criação de valor, o que também leva a uma estratégia de gestão de portfólio. Além disso, o relatório abrange todos os elementos ESG que os investidores esperam que sejam divulgados.
Até 2025, a Ricoh se esforça para se tornar uma empresa de serviços digitais que conecta locais de trabalho e apoia a criatividade dos funcionários. O relatório deste ano apresenta processos e iniciativas de criação de valor a médio e longo prazo e exemplos de como a Ricoh alcançará esse objetivo.
Através de um contacto proativo, a Ricoh esforça-se por obter a compreensão e o apoio das partes interessadas relativamente a vários aspetos das atividades empresariais, ao mesmo tempo que aproveita as informações para melhorar as operações e o valor corporativo.
Links Relacionados

Relatório Integrado do Grupo Ricoh 2021

Divulgação de informações com base no quadro do TCFD

A abordagem da Ricoh aos sete temas materiais e objetivos ESG

| Sobre o GPIF |

GPIF significa Fundo de Investimento de Pensão do Governo e é a Instituição Administrativa Independente do Japão para a Gestão e Administração de Fundos de Pensão. O GPIF gere e investe os Fundos de Reserva dos planos de investimento público nele depositados. O GPIF, o maior fundo de investimento do mundo, administrou 199,3 trilhões de ienes de ativos no final de dezembro de 2021.