Ricoh conclui um Acordo de Empréstimo de Financiamento de Impacto Positivo

Avaliação contínua e alta das iniciativas proativas ESG do Grupo Ricoh

TÓQUIO, 10 de junho de 2024 – A Ricoh e o Sumitomo Mitsui Trust Bank, Limited ("Sumitomo Mitsui Trust Bank") concluíram um acordo de empréstimo de "Financiamento de Impacto Positivo (com uso não especificado de fundos)" pelo método de sindicância, um mecanismo de financiamento em que várias instituições financeiras fornecem empréstimos, que está alinhado com os Princípios para o Financiamento de Impacto Positivo lançados pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente ("UNEP FI"). Este é o terceiro ano que esse acordo é concluído desde 2022.

O Financiamento de Impacto Positivo ("PIF") destina-se a apoiar as atividades das corporações que analisam e avaliam de forma abrangente os seus impactos (tanto positivos quanto negativos) relacionados ao meio ambiente, à sociedade e à economia. A característica mais notável do PIF é que o grau de contribuição das atividades, produtos e serviços corporativos na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é usado como indicador de avaliação e monitorado com base em informações divulgadas publicamente, apoiando as atividades das corporações para alcançar esses objetivos por meio do engajamento.

Posicionando as iniciativas ESG como "iniciativas essenciais para gerar finanças futuras", a Ricoh identificou sete questões materiais em duas áreas, "Resolução de problemas sociais através dos negócios" e "Infraestrutura de gestão robusta", para apoiar a materialidade. Dos 16 objetivos ESG vinculados às questões materiais identificadas, cujo progresso está sendo divulgado, cinco estavam sendo avaliados: Sociedade de Carbono Zero, Economia Circular, Desenvolvimento Comunitário e Social, Processo de Negócios Responsável e Força de Trabalho Diversa e Inclusiva. Para garantir a transparência e objetividade da avaliação, o Sumitomo Mitsui Trust Bank obteve uma opinião de terceiros da Japan Credit Rating Agency, Ltd.

*1

Os Princípios para o Financiamento de Impacto Positivo foram desenvolvidos pela UNEP FI em janeiro de 2017 como um marco financeiro para alcançar os ODS. As empresas divulgam o nível de contribuições para alcançar os ODS por meio de KPIs. Em seguida, os bancos fornecem financiamento avaliando o impacto positivo observado a partir desses KPIs, com o objetivo de guiar os tomadores de empréstimo a aumentar o impacto positivo e reduzir o impacto negativo. O banco credor, como uma instituição financeira responsável, verificará se o impacto continua ou não, monitorando os indicadores.

*2

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é um órgão executivo para implementar a "Declaração sobre o Meio Ambiente Humano" e o "Programa de Ação Ambiental Internacional" estabelecidos em 1972 como um órgão subsidiário do sistema das Nações Unidas. A UNEP FI representa uma parceria ampla e próxima entre o PNUMA e mais de 200 instituições financeiras globais. Desde sua criação em 1992, a UNEP FI vem trabalhando em conjunto com instituições financeiras e autoridades políticas/reguladoras para se transformar em um sistema financeiro que integra o desenvolvimento econômico e considerações ESG.

*3

Para obter informações sobre a Japan Credit Rating Agency, Ltd., por favor visite: https://www.jcr.co.jp/en/greenfinance/

Sobre a Ricoh

A Ricoh está capacitando os locais de trabalho digitais utilizando tecnologias e serviços inovadores que permitem aos indivíduos trabalhar de forma mais inteligente a partir de qualquer lugar. Com conhecimentos e capacidades organizacionais desenvolvidos ao longo de sua história de 85 anos, a Ricoh é líder no fornecimento de serviços digitais, gerenciamento de informações, soluções de impressão e imagem projetadas para apoiar a transformação digital e otimizar o desempenho empresarial. Com sede em Tóquio, o Grupo Ricoh tem operações importantes em todo o mundo e seus produtos e serviços agora chegam a clientes em aproximadamente 200 países e regiões. No ano fiscal finalizado em março de 2021, o Grupo Ricoh teve vendas mundiais de 1.682 bilhões de ienes (aproximadamente 15,1 bilhões de dólares).

Para mais informações, por favor, visite https://www.ricoh-americalatina.com/pt
Criado em 11 June 2024 - Modificado em 11 June 2024